Código de conduta

1. Observância das disposições legais
Cumprimento das leis e outras disposições legais são a base de todas as atividades da Schunk.
Este código de conduta estabelece as diretrizes fundamentais sobre o comportamento responsável de todos os funcionários da Schunk. No entanto, está fora do alcance do escopo deste documento descrever todas as disposições legais, que a direção da empresa, os gerentes e funcionários da Schunk devem observar.

2. Concorrência leal
Faz parte da política da Schunk promover a concorrência leal. A Schunk atua de acordo com todas as leis domésticas e estrangeiras aplicáveis à anti-trust assim como leis contra concorrência desleal.
Não é permitido fixar preços ou termos de comércio com concorrentes seja para alcançar acordos com concorrentes ou para dividir o mercado. Acordos contrariando as leis anti-trust, não serão substituídos por formas de agir, que são acordados com a concorrência ou através de acordos em associações de comércio. A Schunk rejeita práticas que constituem uma concorrência desleal. Se a Schunk tem uma quota dominante do mercado, isto não pode ser conquistado às custas de clientes e concorrentes. Todos os membros da diretoria, gerentes e funcionários devem estar cientes do fato de que infringir as leis da concorrência leal de forma alguma representa os interesses da Schunk e deve ser evitado sob qualquer circunstância.

3. Corrupção
Todo o quadro de funcionários deve estar comprometido a se opor à corrupção nas suas áreas de influência. Corrupção é a oferta, permissão e aceitação de um presente, empréstimo, recompensa ou outros benefícios para ou de outra pessoa como um incentivo para fazer alguma coisa desonesta, ilegal ou algo que envolveria a quebra de confiança.

4. Conflito de interesses
Todos os membros da direção, gerentes e funcionários da Schunk têm a obrigação de evitar conflitos de interesse entre interesses particulares (diretamente ou indiretamente ou através de alguma pessoas ou empresas associadas) e os interesses da Schunk.

5. Comércio exterior
As disposições legais válidas para as atividades de comércio exterior também se aplicam aos produtos e serviços da Schunk. A Schunk deve estar de acordo com todas as restrições de exportação e importação e seguir os regulamentos e condições impostas por autoridades nacionais e internacionais.

6. Condições justas de trabalho
O sucesso comercial da Schunk depende em grande parte dos seus funcionários. Por isto a Schunk reconhece os fundamentos da responsabilidade social e, portanto assegura condições de justas de trabalho aos seus funcionários.
Este compromisso com uma condição de trabalho justa significa que não será tolerado nenhum tipo de descriminação contra os funcionários, independente de sexo, orientação sexual, nacionalidade, cor da pele ou outras características pessoais. A Schunk considera obrigatório ser um empregador que trata os seus funcionários de uma forma respeitável e justa. A Schunk também espera que os seus funcionários tratem um ao outro com respeito. Descriminação ou insultos não serão tolerados.

7. Trabalho infantil
A Schunk rejeita trabalho infantil, também com relação aos seus parceiros de negócios. A Schunk respeita a idade mínima necessária de acordo com a legislação brasileira para contratação dos seus funcionários.

8. Saúde e segurança, fogo e proteção do meio ambiente.
é obrigação de todos os funcionários evitar riscos para as pessoas e meio ambiente para minimizar os efeitos ao meio ambiente e para utilizar os recursos com moderação. Processos, locais de trabalho e equipamentos devem estar de acordo com as leis e diretrizes internas de saúde e segurança e proteção ao meio ambiente.

9. Dever do sigilo comercial
O conhecimento e informação adquiridos trabalhando para a Schunk são elementos básicos do seu sucesso comercial. A Schunk investe consideravelmente em recursos humanos e financeiros para desenvolver produtos inovadores e serviços. A Schunk garante o seu sucesso no mercado protegendo estas inovações. é essencial que sejam tomadas precauções para proteger estas inovações.
Todos os membros da diretoria, gerentes e funcionários devem garantir que o conhecimento e informação, que constituem segredos comerciais e da empresa, permaneçam na Schunk. Eles devem evitar a publicação de dados sensíveis em reuniões com terceiros, em revistas comerciais e na Internet. Além disto, todos os funcionários de posse deste conhecimento e informação devem determinar se e em que medida serão necessários direitos autorais. Os funcionários não estão autorizados a informar aos parceiros da Schunk os seus segredos comerciais e da empresa.

10. Proteção de dados
O respeito aos nossos funcionários também significa proteção dos seus dados pessoais. A Schunk implementará todos as disposições aplicáveis à proteção de dados e exige isto dos seus funcionários.

11. Organização interna para manter este Código de Conduta
Todo departamento é responsável em cumprir as disposições contidas neste Código de Conduta assim como as outras regras internas da empresa na sua área de atuação.